domingo, 30 de outubro de 2011


"Deixei de ser um crente quase de um dia para o outro. Pus-me a pensar bem no assunto e apercebi-me de que a ideia de um Deus pessoal é um bocado ingénua, infantil até.
Porquê?
Porque se trata de uma fantasia criada pelo homem para tentar influenciar o seu destino e buscar consolo nas horas difíceis. Como nós não podemos interferir com a natureza, criámos esta ideia de que ela é gerida por um Deus benevolente e paternalista que nos ouve e que nos guia. É uma ideia muito reconfortante, não lhe parece? Criámos a ilusão de que, se rezarmos muito, conseguiremos que ele controle a natureza e satisfaça os nossos desejos, assim por artes mágicas. Quando as coisas correm mal, e como não compreendemos que um Deus tão benevolente o tenha permitido, dizemos que isso deve obedecer a um qualquer desígnio misterioso e ficamos assim mais confortados. Ora, isto não faz sentido, não lhe parece?"
(José Rodrigues dos Santos)

não critico quem acredita . apenas prefiro ir buscar as forças que preciso para ser bem sucedida a algo mais concreto . apenas prefiro pensar num Deus diferente , não um Deus que nos guia e nos castiga ou recompensa . apenas prefiro resolver por mim os meus problemas . apenas prefiro assumir as minhas responsabilidades . seria sem dúvida mais fácil colocar as culpas nos ombros largos de 'alguém' como deus , esperar que as coisas acontecessem sem termos de fazer nada . eu prefiro agir . para mim e por mim . não sou contra Deus , apenas prefiro acreditar que há algo mais que isso , não sei , apenas algo diferente . 

Nenhum comentário: