sábado, 10 de setembro de 2011

O "poder" das tecnologias

‎'' Agora as pessoas encontram- se por hi5, metem-se numa relação no facebook, traiem-se pelo msn e acabam por mensagens. Qualquer dia casam-se por bluetooth e fazem filhos por pen USB! '' 

É impressionante o que se ganhou ao longo destes anos , o que se evoluiu , o que se cresceu , o que se inventou . Mas ainda mais impressionante é o que se perdeu com todas as tecnologias . Perdeu-se o contacto , perdeu-se uma conversa cara a cara , perdeu-se um amo-te olhos nos olhos , perdeu-se um convite seguido de um sorriso , perdeu-se um pedido de desculpas sincero , com lágrimas e abraços , perdeu-se uma tarde no café , perdeu-se um passeio ao ar livre , perderam-se todos estes pormenores que juntos , se pensarmos bem , são o que preenche a nossa vida  . Quem acha que não são grandes perdas , pode parar por aqui . Nada disto importa . 

Mas para mim , é algo fundamental . Não comparo um sorriso autêntico a um smile do chat , nem uma palavra sincera e dita a uma palavra , quem sabe com que sinceridade , escrita . Muito menos substituiria a possibilidade de ver alguém só por ver uma fotografia , nem os meus amigos verdadeiros e reais pelos mais simpáticos e extraordinários amigos online . 

Percebo a atracção pelo mundo online , se assim quisermos chamar . Podemos ser quem quisermos , como e quando quisermos . Podemos fazer o que quisermos . Fascinante , não ? Talvez possa ser , para alguns . Não para mim , pelo menos . Podemos ser fantásticos , mas não autênticos . Podemos ser adorados , mas não pelo que somos . Podemos até ser perfeitos , mas não reais . 


"Always be a first-rate version of yourself, instead of a second-rate version of somebody else."


Um comentário:

Jane disse...

tecnologia a mais na minha opiniao. as pessoas estao a esquecer o que realmente é viver :/